terça-feira, 21 de maio de 2013

Monólogo


Dois pingos anunciaram a chuva. Bastou para estender a mão e chamar o primeiro táxi que viu. Coisa de minuto, um carro vago parou.
- Boa tarde.
- Boa tarde.
- Preciso ir aqui perto. Pode subir a avenida. Vou ficar no metrô.
- Pode deixar.
...
- Chuvinha bem na hora que as pessoas tão saindo do trabalho, né?
- Pois é.
- Nessas horas é bom trabalhar com táxi. Não tomo chuva, se tá quente, ligo o ar.
- É verdade.
- Eu gosto do meu trabalho, sabe? Tirando o trânsito, que faz as pernas doerem e tira a gente do sério. Mas é um bom trabalho. Uso o carro no final de semana para ver meus filhos, no interior.
- Sei.                                     
- Tenho um de 7 e outro de 3. Moram com a mãe. Ela arrumou outro. Mudou com ele e levou as crianças. Parece estar feliz. Não vou muito com a cara dele, mas cuida bem dos meninos e isso que importa.
- É verdade.
- Eu gostava dela. Mas, vou te falar, acho que foi o melhor que aconteceu. No começo eu sofri, viu. Não entendi nada. Fiquei revoltado. Fiquei sem ver as crianças um tempão. Mas passou. Hoje eu consigo falar com ela. Temos até uma amizade. E é bom pras crianças. Eu não tive pai, sabe? Sofri por isso. Uma criança precisa de um pai. Por isso agora eu vou todo final de semana buscar os meninos. Pego eles no sábado de manhã e levo embora no domingo final da tarde. Eles gostam de ficar aqui comigo. Lá não tem shopping. Eles ficam louquinhos pra ir no shopping.
- É. Criança gosta.
- Dizem que vão fazer um shopping novo aqui por perto. Parece que vão demolir umas casas antigas. Foi o que ouvi. Se for verdade vai ser bom para quem mora aqui na região. Mas esse trajeto que eu tô fazendo com a senhora demoraria o dobro do tempo, sabia? Todo lugar que tem shopping o trânsito dá uma travada. É por causa do entra e sai de carros. Sabia que...
- Pode parar aqui, está ótimo. Aqui o dinheiro.
- Muito obrigado. Tenha uma boa noite, senhora.

- Oi querido, tudo bem? Nossa, você não tem ideia de como tava o metrô. É só chover que essa cidade para da vez. Tava um empurra-empurra. E na hora de baldear? Quase fui atropelada por um moleque. Nossa, que raiva. Vontade de dar uma bolsada nele. Vai querer comer o que? A gente podia pedir alguma coisa. Tô tão cansada. Pode ser? Quer comer agora? Querido?
- Oi?

2 comentários:

  1. Sensacional... um mundo onde escutar não é mais tão importante. Pena!

    ResponderExcluir
  2. Ahahaha...muito bom! Taxista é bem isso mesmo, agora, você já viu 2 taxistas conversando? Os caras conversam o dia inteiro e sem parar. Depois eles saem felizes como se tivessem tido um diálogo legal, mas na verdade foram 2 monólogos. hahaha
    Seria fruto de uma profissão solitária? Eu não sei, mas é bem interessante a observação.
    bjos

    ResponderExcluir